segunda-feira, 9 de maio de 2011

Escolas Públicas têm Merenda Estragada e Ratos na Cozinha



Escolas públicas têm merenda estragada e ratos na cozinha.
Em um mês de investigação, uma equipe do Fantastico flagrou a péssima qualidade da merenda em escolas públicas do país: comida estragada, vencida, armazenada de qualquer jeito, intragável.

Atenção, mães e pais com filhos em colégios públicos. Em um mês de investigação jornalística, o Fantástico encontrou na merenda escolar: comida estragada, vencida, armazenada de qualquer jeito, intragável. Uma situação revoltante, de deixar qualquer um indignado.

"Uma boa alimentação, coma frutas, verduras e legumes", diz o recado no mural. Na teoria, tudo certo. Mas, na prática... Um homem traz os alimentos da merenda: carne moída. A comida veio em um caminhão, exposta ao sol e sem refrigeração. Nas embalagens, não há nome do fabricante nem data de validade.
O Ministério da Educação (MEC) determina o que deve ter no prato dos estudantes. A merenda precisa suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias e ter pelo menos três porções de frutas e hortaliças por semana. Doces e alimentos enlatados, semiprontos e embutidos podem ser oferecidos, mas com moderação. Exemplo de embutido é a salsicha, muito comum nos colégios por onde a equipe do Fantástico passou.


O Fantástico foi a uma escola da capital da Paraíba, onde estudam cerca de 700 crianças. A equipe de reportagem acompanhou a entrega da carne. Sob sol forte, a uma temperatura de 31ºC, a carne é transportada em um veículo não refrigerado. A comida chega a ser colocada em cima do carro.

Das mais de 50 escolas que o Fantástico visitou, entre os vários flagrantes de descaso, foi encontrada uma situação que é um resumo do que acontece em muitos colégios públicos.
E em Glória do Goitá, como está a situação da merenda escolar? Aqui também existe muitas críticas. Tanto da qualidade, quanto da periodicidade. Enquanto isso, em Feira Nova, divisa com Glória, o município compra 60% da merenda escolar a produtores familiares, ganhou destaque no estado, e foi premiado pelo trabalho que merece ser exemplo para Glória do Goitá.


Fonte:ecoscomunicacao.blogspot.com
Veja matéria completa do Fantástico em: http://www.youtube.com/watch?v=vkxquqOlUgQ
http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20110508105253&cat=paraiba&keys=fantastico-mostra-escandalo-merenda-jp-contrato-comecou-governo-ricardo
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1661430-15605,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário