quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dados da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Brasil



O serviço telefônico Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, entre 2003 e março de 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o país. Oito em cada dez vítimas são meninas.


Em Alagoas foram registrados neste ano cerca de mil casos de violência sexual. Dos casos de estupro, 39 deles foram cometidos por familiares das vítimas e apenas quatro por desconhecidos. O Disque Direitos Humanos, conhecido como disque 100, registrou 12.487 casos de abuso sexual de crianças em 2010, Somente em 2011 os conselhos tutelares denunciaram cerca de 400 casos de exploração sexual que foram encaminhados à Polícia em AL.

A Bahia é o estado que lidera o ranking de ocorrências com (7.708) casos, seguido de São Paulo (7.297) e Rio de Janeiro com (5.563). Os números fazem parte de um levantamento do Disque 100, serviço nacional. Os dados divulgados ontem (18 de Maio),em função do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mostram que a cada 15 segundos mais uma criança se torna vítima desse tipo de crime. Em Pernambuco, só nos quatro primeiros meses do ano, 447 crianças e adolescentes foram vítimas de algum tipo de crime sexual.

O governo federal divulgou levantamento com mapa das denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. O estudo aponta a existência de delações desses crimes em 2.798 municípios brasileiros, sendo que a região Nordeste apresenta o maior número de municípios (34%), seguida pelo Sudeste (30%), Sul (18%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%).

De acordo com dados do Disque Denúncia - Disque 100 -, no período de 2005 a 2010, foram registradas 25.175 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Entre as capitais, o ranking de cidades que mais denunciaram é liderado por Salvador (BA), seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Natal (RN).
O Brasil celebrou ontem o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em virtude de um crime ocorrido em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, e seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os autores do crime nunca foram responsabilizados, por serem filhos de pessoas influentes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário