sexta-feira, 4 de março de 2011

Campanha busca combater a exploração sexual no carnaval.


A Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Carnaval 2011 inicia um processo de mobilização para todo o ano, com a intenção de convocar a população para contribuir com a redução dos índices de violência cometida contra crianças e adolescentes. A proposta é realizar atividades de sensibilização para o período pré-carnavalesco, com foco na prevenção, além de divulgação dos canais de denúncia: o Disque 100 e o Conselho Tutelar.


A campanha foi lançada ontem, no Salão Nobre do Paço Municipal. O evento contou com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. As atividades e ações serão desenvolvidas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, e também em João Pessoa, Vitória, Porto Velho, Belém e Florianópolis.

"Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie. A bola está com você" é o slogan da campanha. O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Carnaval 2011 teve as diretrizes traçadas por representantes dos governos federal, estadual e municipal no final da semana passada.

Maria do Rosário antecipou o material publicitário que será utilizado em todo o Brasil. São cartazes e bolas com o tema: "A bola está com você - Tem coisas que não dá pra fingir que não vê". "Estamos pedindo a adesão do cidadão, para que veja a criança e a adolescente como vê seu filho ou sua filha, e assim denuncie qualquer abuso", disse a ministra.

Em Porto Alegre, a ação será desenvolvida nas quadras de ensaio das escolas de samba, na rodoviária e no aeroporto, bem como nos pontos de venda de ingresso para o Carnaval. O Programa Estação Folia, criado pelos clubes Lindóia, Farrapos e Caixeiros Viajantes e vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, também contará com distribuição do material de divulgação - banners, cartazes, camisetas, bandanas, tatuagens temporárias, porta-documentos, adesivos de carro e sacolas plásticas. Um grupo de trabalho foi formado para organizar as visitas e a programação que antecede a folia.

Fortunati destacou a escolha de Porto Alegre para o pré-lançamento da iniciativa. "Estamos aderindo formalmente à campanha para que possamos combater a violência, respeitando diferenças e lutando contra desigualdades. A busca pelo fim da exploração sexual das crianças e adolescentes é uma luta de todos nós", destacou.

A assistente social Suely Santos, coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade da Fasc, destacou que todos os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Crea) das diferentes regiões da Capital estão engajados, em especial as unidades da região Norte, onde fica o Porto Seco.

O lançamento nacional da campanha será dia 25, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. No dia 5 de março, a ministra estará em Porto Alegre, no sambódromo do Porto Seco, segundo informou a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher no Rio Grande do Sul, Fátima Beatriz Maria. A campanha se estenderá a Torres, Gramado e Uruguaiana no período do Carnaval.

Texto atualizado às 17h11min de 22/2/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário