segunda-feira, 4 de abril de 2011

Secretaria promove semana dedicada à saúde


Ações são gratuitas e acontecerão na RMR e no Interior; serão realizados mutirão de cirurgias, consultas gratuitas e diversão para crianças e idosos .

Da Redação do pe360graus.com

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde planejou uma semana de comemorações, começando a partir desta segunda-feira (04) até a próxima sexta-feira (08). As atividades serão realizadas em várias unidades de saúde do estado, como Hospital Barão de Lucena (HBL) e Hospital Otávio de Freitas (HGV). Entre as ações, mutirão de cirurgias, consultas gratuitas e diversão para crianças e idosos.


Confira a programação completa:


Mutirão de urologia A partir desta segunda-feira, profissionais do Hospital Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Hospital das Clínicas, Imip e Oswaldo Cruz participam de um mutirão de cirurgias urológicas. O objetivo é diminuir a demanda reprimida que se encontra nessas unidades. A previsão é que, até a próxima sexta-feira, sejam realizados 97 procedimentos de prostatectotomia, que é a retirada total ou parcial da próstata. A cirurgia é necessária para a retirada de tumores ou quando a próstata cresce demais, impedindo o fluxo de urina na uretra.


Saúde da criança Na terça-feira (05), o evento acontece no pátio interno do Hospital Barão de Lucena, com o tema da Saúde da Criança. Das 9h às 12h, várias ações serão realizadas para o público da unidade, incluindo pintura facial, confecção de bichos com balão de festas, atividades lúdicas e distribuição de lanche. No local, também serão instaladas seis tendas, onde serão passadas orientações de saúde para pais e mães e mini-palestras. Entre os temas abordados, estão importância da saúde e bem estar familiar no desenvolvimento infantil; prevenção de doenças na infância; alimentação saudável na infância; atividade física para crianças e prevenção e tratamento de doenças metabólicas na infância.


Saúde do Homem A Saúde do homem será o foco das ações no Hospital Otávio de Freitas. Na quarta-feira (06), haverá panfletagem sobre o tema e a equipe de urologia da unidade vai prestar esclarecimentos à população, no período da manhã, sobre o câncer de próstata, disfunção sexual e erétil, infertilidade e impotência sexual. Além disso, durante toda a semana, cerca de 100 homens, que tiveram suas consultas pré-agendadas pela SES, serão atendidos no ambulatório do HOF.


Saúde do Idoso No Hospital Geral de Areias a programação será toda voltada para os idosos do Programa de Atenção ao Idoso (PAI). O evento terá início com a tradicional oficina de ginástica, às 7h, no pátio da unidade, onde 70 participantes mantêm a saúde com exercícios leves para manter o corpo em movimento. Para os que prefiram relaxar, às 8h terão início as sessões de reflexologia, com massagens nos pés para até 20 pessoas. Às 9h, será realizada uma palestra sobre alimentos funcionais e seus benefícios para o bom funcionamento do organismo. E será seguido de apresentação do coral Fonte da Vida, formado por 35 integrantes do PAI. Também serão realizados testes de glicemia, aferição da pressão sanguínea e inquéritos de detecção de demência em idosos. Atualmente, o Programa de Atenção ao Idoso do Hospital Geral de Areias conta com 480 idosos cadastrados em, pelo menos, uma de suas atividades.


Feira de Saúde No último dia de comemoração do Dia Mundial da Saúde, a SES promove uma feira de saúde no município de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a prefeitura municipal. O evento será realizado na praça da Igreja de São Cristovão. No local, serão armadas uma série de tendas, onde haverá atividades lúdicas, realização de testes de glicemia, HIV e aferição de pressão. Além disso, serão realizadas palestras de educação em saúde, com diversos temas, como dengue, câncer de mama, tabagismo e acidentes de transporte. Ainda durante a feira, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, assinará uma portaria que torna obrigatória a notificação de atendimentos de emergência por acidente de transporte terrestre e intoxicação por cocaína e crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário