quarta-feira, 27 de abril de 2011

Relatório do Sintepe aponta problemas nas escolas estaduais



Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) com 163 escolas estaduais apontou que 96,3% dessas unidades teriam algum problema de estrutura. O estudo foi feito em unidades de ensino localizadas no Recife, nas cidades da RMR, além de Palmares, Gravatá e Cabrobó.

Esses centros foram vistoriados por núcleos regionais da entidade na Capital, Mata Sul, Agreste e Sertão do Estado. O trabalho foi apresentado ontem em uma audiência pública que aconteceu na OAB para debater o Plano Nacional de Educação (PNE), em comemoração à 12ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontecerá de 9 a 13 de maio.

A pesquisa foi realizada em março, em 163 das 1.107 escolas da Rede Estadual. Entre outros números que o Sintepe apresentou, foram ouvidas denúncias de insegurança em 17,1% delas e de violência escolar grave em 5,5%. Foram relatados casos de unidades com problemas provocados pelas chuvas em 4,29% do total e falta de professores em 21,47% das unidades.

Os dados serão encaminhados para a Secretaria de Educação e no dia 11 de maio, a categoria prevê uma paralisação nacional de alerta. “Esperamos uma resposta da secretaria até o dia 24 de maio, já que no dia 25 faremos uma assembleia para as negociações de melhorias de condições de trabalho e salariais. Caso contrário, decidiremos que providências tomar”, asseverou Heleno Araújo, presidente do Sintepe.

Em resposta, a Secretaria de Educação, através de sua assessoria de Imprensa, informou que “só se pronunciará oficialmente sobre o assunto quando tiver acesso ao conteúdo e metodologia da pesquisa realizada pelo Sintepe.
Fonte:pe360

Nenhum comentário:

Postar um comentário