quinta-feira, 7 de julho de 2011

Glória do Glória 134 anos de Emancipação Política

O município de Glória do Goitá localizado na zona da mata norte á 65 km da capital Recife estará completando no próximo dia 09 de julho 134 anos de emancipação política. A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.
Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.
A vila foi criada a 09 de julho de 1877, Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho. Tornou-se município autônomo em 25 de Janeiro de 1983. O município foi criado em 09 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.
A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Programação da Festa de Emancipação Dia 7 de julho: Feirinha Típica, Dia 8 de julho: Feira de Saúde no horário da manhã, já a noite festa fica por conta da Banda Baby Som e Capital do Sol, Dia 9 de julho: Banda Aquários, Banda Santropé e participação de Emboladores.

Premiações para os atletas : 1° Lugar uma Bicicleta,2° lugar uma câmara fotográfica digital e o 3° Um ventilador e Haverá uma Premiação especial para os atletas Glorienses que cruzarem a linha de chegada da competição no valor de R$ 300,00 cada, para as duas categorias Feminino e Masculino. A largada será no distrito de Apoti á 14 km da sede as 8:h da manhã do dia 9 de julho de 2011 com chegada as 10 horas. Venha você e sua família participar da festa dos 134 anos de emancipação política da terra do mamulengo.

Por:Márcio Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário