sábado, 18 de setembro de 2010

Todos unidos por um futuro melhor para as crianças e os adolescentes de Glória do Goitá.


Foi neste clima de união, que se realizou o primeiro fórum comunitário do selo UNICEF na ultima quinta – feira dia (15) no município de Glória do Goitá na Zona da Mata Norte á 65 km de Recife.

O 1º fórum comunitário SELO UNICEF, com o tema (O mundo todo vai ver seu município com bons olhos), aconteceu na escola Dom Miguel de Lima Valverde tendo inicio ás 9 horas com o credenciamento, café da manhã e com a apresentação cultural do grupo Balé Afro Majê Molê de Recife.


Ana Verônica representante do UNICEF, Juíza Drª Wilka Pinto Vilela, promotor de Justiça Dr. Rivaldo Guedes, Prefeito Dr. Djalma Paes, padre João Ribeiro, pastores evangélicos, vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais, comissão pró – selo do município. Professores das redes municipal, estadual e particular, representantes de ONGs, sociedades civis e em especial adolescentes e crianças todos se uniram por uma única causa melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescente do município de Glória do Goitá.


Logo após o inicio das atividades foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e os desafios para o alcance dos objetivos de Impacto Social e de Gestão e políticas publicas do selo UNICEF, o publico participante foi divididos em 08 grupos de trabalhos para que o município melhore nas áreas de saúde, Educação, Cultura, Políticas Sociais e Cidadania.


Os temas de cada GTs foram diferentes 1º todas as crianças menores de dois anos bem nutridas, 2º toda criança e todo adolescente de 4 a 17 anos com acesso e garantia de permanência e aprendizagem na pré- escola, ensino fundamental e médio, 3º todas as meninas e meninos com seus direitos garantidos de forma igualitária, 4º todas as crianças de um ano sobrevivendo, 5º todas as famílias, especialmente as mulheres grávidas, com atenção básica de saúde, e as gestantes adolescentes com atenção especial, 6º todas as crianças e todos os adolescentes protegidos do HIV/AIDS, 7º todas as crianças todos os adolescentes vivendo em municípios com gestão adequada do lixo, 8º Conselhos municipais dos direitos da criança do adolescente participando da formulação de políticas publicas e Conselho Tutelares atendendo e encaminhado adequadamente casos de violência, abuso e exploração e o 9º todas as crianças e adolescentes crescendo sem violência e exploração e com direito a cidadania.


No final dos trabalhos foi à apresentação dos resultados dos grupos de trabalho pelos os relatores e o espaço aberto para o debate, o encerramento foi o resumo dos trabalhos, quais são os próximos passos a ser percorridos prazos para o plano de ação no município e o envio de relatórios para o UNICEF.


Fonte e Fotos: Márcio Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário