sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Festa de Reis

Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltasar - ao menino Jesus, em Belém.
Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos).



A festa popular, comemorada na Europa (sobretudo em Portugal,Espanha, França, Bélgica e Itália), foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem no Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, guardando algumas de suas características originais até nas periferias de certas capitais. Nas chamadas Folias de Reis ou Reisados, os grupos de foliões, a partir do Natal até a véspera de Reis, visitam os amigos ou conhecidos, cantando modinhas e versos alusivos à data. Dançam ao som de tambores, violões, cavaquinhos e pandeiros, solicitando dinheiro ou alimentos aos donos da casa.


Algumas vezes, os foliões encenam autos de Natal com cenas de episódios bíblicos. Os adereços coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.e as vestimentas caracterizam as personagens encenadas, por vezes com motivos cômicos, como os palhaços barbados que representam os soldados de Herodes, governador romano que pretendia matar Cristo, motivando a fuga da sagrada família para o Egito. As vestes são fortemente coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.

Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=427

Nenhum comentário:

Postar um comentário